Sangramento nasal

O sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, é a perda de sangue que pode ocorrer em uma ou nas duas narinas.

Sangramentos esporádicos podem acontecer devido a irritações nasais e outras causas, porém, o sangramento nasal frequente ocorre por problemas mais graves, como a pressão arterial elevada ou transtornos de coagulação sanguínea.

Imagem Sangramento nasal

Mais frequentes no inverno, grande parte dos sangramentos nasais são originados na parte dianteira do septo nasal e podem ser contidos facilmente. Já os que ocorrem na porção mais alta do septo são mais difíceis de controlar.

O nariz é um órgão muito vascularizado por vasos sanguíneos pequenos, que rompem e sangram facilmente. A mucosa pode ficar ressecada pelo ar que penetra no nariz, formando crostas que podem sangrar quando são retiradas ou irritadas.

O sangramento pode ocorrer devido à baixa umidade, alergias, resfriados e até mesmo pelo ato de assoar o nariz. Em alguns casos, o paciente pode exteriorizar pelo nariz um sangue que não possui origem nasal, como em casos de traumatismos ou tumores.

Outras causas de sangramento nasal incluem traumatismos causados por objetos inseridos no órgão, assoar o nariz com muita força, hábito de colocar o dedo no nariz, ar muito seco e frio, espirros repetidos, substâncias irritantes, cirurgias, uso excessivo de descongestionantes, pressão arterial elevada, entre outras.